domingo, 27 de outubro de 2013

Publicidade Pra Dar Certo!

Inicialmente a publicidade não deve NUNCA ser encarada como um custo, pois se trata de um investimento que gera visibilidade, agrega valores e gera resultados.
Muitos devem pensar "eu faço X investimento e nunca tenho retorno", isso é porque provavelmente você não é um profissional de comunicação, e não sabe como comunicar o seu negócio da forma correta, lembre-se você é um especialista no que oferece mas não em comunicação.

Mas se você não pode ou não quer por algum motivo contratar uma agência de publicidade e deseja investir por conta própria vamos deixar aqui algumas dicas para direcionar melhor os seus investimentos e temos certeza que você verá a publicidade com outros olhos.

01) O que desejo comunicar?
Quando vamos comunicar em uma mídia (seja um panfleto, rádio, anúncio em revista, etc...) devemos sempre comunicar de forma clara e objetiva, evitar colocar um monte de informações achando que ta especificando tudo para o cliente. Não! ele não vai ler a metade, ou ouvir o seu anúncio na rádio até o final. Seja objetivo, curto e cative o interesse. 

02) Para quem vou comunicar? 
Você precisa pensar antes de tudo em quem você quer atingir. 
E não me venha com aquela resposta de "todo mundo". Veja quem é seu público alvo, quem tem mais tendencias a comprar o seu produto, ou contratar os seus serviços. Analise o perfil do seu consumidor, se é jovem, sexo masculino ou feminino, qual a idade, hobbies. Você deve estar pensando "como isso vai me ajudar", vejamos vamos supor que o você é dono de uma loja de roupas femininas, focado mais nos vestidinhos curtinhos, e de eventos. Então você tem um público feminino jovem, que esta ligado na internet, goste de ler coisas como dicas de beleza, makes, etc.. então se você colocar uma publicidade em um jornal local que fale sobre pesca, provavelmente você não irá atingir seu público e certamente seu investimento não esta sendo bem aplicado. Você precisa atingir o público bem no foco! 

03) Anúncio x Retorno
É muito comum um empresário que deseja investir X em publicidade e tirar no mesmo mês X².
Devemos lembrar que a publicidade gera retorno de diferentes maneiras, tais como, visibilidade do seu negócio no mercado, posicionamento da sua marca, recall (uma marca para ser lembrada ela precisa ser vista), aumento de interesse e também o aumento de vendas. 
Nada disso é imediato, e devemos ter muita paciência e saber investir, por exemplo, quando a coca-cola patrocina um evento ela não pensa "nossa vão ver a minha marca no evento e vão comprar coca-cola". 
Eles pensam em gerar valores para a marca, entrar no subconsciente, deixar a marca em evidência para o público alvo e isso certamente resultará na lembrança da marca e influenciará na hora da compra de um simples refrigerante. 
A publicidade geralmente gera retorno a médio e longo prazo, tenha paciência e não deixe de investir.

04) Ah eu sou conhecido e não preciso disso...
Engano seu! A Casas Bahia é super conhecida e anuncia em praticamente todas as emissoras abertas em diferentes horários e a Ford? Havaianas? Também sempre anunciando de forma massiva. 
Isso acontece pois sabem que se parar de anunciar irão deixar o concorrente na vantagem e uma hora o concorrente se tornará mais lembrado do que "as marca conhecidas"... elas só continuam conhecidas porque continuam investindo em publicidade, pois do contrário outros tomam o lugar. Os negócios são iguais a uma selva, você precisa saber sobreviver. Anuncie ou então deixará que outro se destaquem cada vez mais. 

05) Os negócios estão caindo, vou parar com toda publicidade!
Também é outro grande erro! Se a demanda diminuiu é mais um motivo para investir em publicidade, claro de forma inteligente, a propaganda é a única que poderá ajudar a sua empresa recuperar o fluxo normal. 
Sempre que estiver ruim mesmo com a propaganda lembre-se que sem ela você terá o dobro de dificuldade. Afinal é ela que comunica a sua empresa com o seu público. 

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