domingo, 13 de outubro de 2013

Marketing de Guerrilha

O nome é "marketing de guerrilha" faz menção a guerrilha bélica, quando os vietnamitas venceram a potencia mundial, utilizando de estratégias criativas e conhecimento de terreno.

A mesma coisa acontece com o marketing, empresas de pequeno e médio porte precisam sobreviver e encarar as gigantes que dominam os mercados, e com muita estratégia é possível causar impacto, com baixo custo, gerando mídia espontânea, chamando atenção, comunicando a marca e obtendo retornos reais.


Estratégias de Marketing de Guerrilha

1) Emboscada:
É um esforço planejado para se associar a um evento, ou a uma situação, sem pagar cota publicitária por isso.

2) Intervenção Urbana: É quando um ambiente sofre uma intervenção, a fim de amplificar a mensagem a ser comunicada.

3) PR Stunt: E quando fazemos uma ação impactante suficiente para gerar mídias espontâneas.

4) Viral: É quando criamos um conteúdo interessante o suficiente para que se torne um Boca a Boca, desta forma facilmente viralizado/repassado.

Importante ressaltar que as estratégias acima geralmente se interligam, por exemplo, um viral gera mídia espontânea (PR Stunt), ou vice versa. Uma emboscada gera comentários nas redes sociais, ruas, etc.. (Viral)..



terça-feira, 12 de abril de 2011

Só Anúncios - Sem anunciar não saímos do lugar!


Publicidade é caro?

O que é caro? Publicidade gera retorno, e isso deve ser encarado sempre como um investimento e não como um custo. O retorno de publicidade provém de muitas maneiras, por exemplo, quando a coca cola patrocina um evento ela não espera vender mais porque a marca estará lá no evento X, o que ela pretende é que você consumidor de refrigerante lembre-se dela, reconheça sua logo, lembre do seu nome, e quando você quiser tomar um refrigerante, sim você irá lembrar da marca que mais se comunica.

Então se você tem uma pequena empresa, faça um planejamento de mídia, comece investindo um salário, ou até mesmo meio salário, o importante é começar a se comunicar, mostrar que sua marca, empresa, comércio ou produto esta no mercado e parar com o pensamento de que se investir R$ 50,00 em um anuncio de jornal e não vender R$ 100,00 você teve prejuízo. 

O retorno de dezenas de pessoas sabendo de sua existência já é um resultado positivo e um começo de comunicação do seu negócio.